14 de outubro de 2015

PMERJ PROÍBE USO DE CELULARES E TABLETS PESSOAIS EM SERVIÇO

Imagem Ilustrativa
Está gerando polêmica a medida adotada pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), que decidiu restringir a utilização de smartphones e tablets pessoais dos policiais militares em serviço. O policial militar flagrado com esses equipamentos, se desviando das suas atribuições, poderá ser punido. Veja matéria do EXTRA:

“Conversas pelo WhatsApp durante o serviço estão na mira do comandante-geral da PM, coronel Alberto Pinheiro Neto. No boletim da corporação da última sexta-feira, o oficial determinou que “o uso de smatphones ou tablets por policiais militares em serviço se policiamento ostensivo que desvie o policial de suas atribuições funcionais será considerado falta de natureza grave”.

O coronel da PM aposentado Paulo César Lopes explica que esse tipo de falta deve ser punido com prisão administrativa e, dependendo da situação, pode motivar até a expulsão da corporação.

— A falta grave também entra na ficha disciplinar do policial e pode prejudicar uma promoção no futuro. A decisão do comando é acertada. O uso do celular durante patrulhamento virou prática comum. E isso é grave porque prejudica a prestação de serviço. O policial porta uma arma, tem que agir com responsabilidade e precisa reagir rapidamente a estímulos — afirma Lopes.

O comando da corporação justificou a decisão argumentando que “para uma segurança sistêmica, o uso do rádio — meio de comunicação oficial da PM — é obrigatório e fundamental, pois integra o policial a uma extensa rede de segurança pública”. Embora reconheça a “rapidez e praticidade na comunicação proporcionada pelo uso dos aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais”, a PM alega que especialistas afirmam que a utilização dos celulares “prejudica o desempenho do policial, comprometendo a segurança, produtividade e qualidade do serviço prestado à população”.

A partir da decisão, oficiais que fazem a supervisão das equipes nas ruas serão responsáveis por fiscalizar o uso dos aparelhos.

— Acho que a punição é um exagero. Às vezes, o uso do WhatsApp ajuda o trabalho policial. É muito mais rápido e prático — afirmou um PM de UPP ao EXTRA.”

Agora é ver como a lei será aplicada…
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Unknown disse...

São tantas as coisas que precisam melhorar na Polícia do Rio de Janeiro,em todas as áreas tem que haver melhora,porque hoje esta sendo considerada uma das piores se não a pior,devido á quantidade de Polícias envolvidos como Crime Organizado em todo Estado do Rio de Janeiro.
O que precisa ser feito é um RIS bem feito quando o Indivíduo for ingressar na Polícia,pra que não formem mais um Bandido vestido de Policial,pra deteriorar como nome da Corporação que já esta sendo considerada péssima poe estes fatos que já viraram corriqueiros na Brasil.