26 de setembro de 2016

COMANDANTE DE POLICIAMENTO DE BH DEFENDE AÇÃO CONJUNTA DE TODAS AS ENTIDADES

O coronel Winston Coelho Costa diz esperar maior participação da administração e da sociedade para reduzir ainda mais a criminalidade
O coronel Winston Coelho Costa diz esperar maior participação
da administração e da sociedade para reduzir ainda
mais a criminalidade
À frente do comando do policiamento de Belo Horizonte há nove meses, o coronel Winston Coelho Costa tem um grande desafio pela frente: combater os crimes violentos contra o patrimônio, em especial as ocorrências de roubo. Os dados mais recentes divulgados pelo governo mostram que esse tipo de crime aumentou 19% nos sete primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e julho, foram registrados na capital 27.840 crimes contra o patrimônio, contra 23.401 em 2015.

Para conseguir a redução, que segundo o comandante já tem sido alcançada gradualmente, o chefe do policiamento em BH espera mais participação da administração e da sociedade organizada. O ponto de vista defendido por ele é que a segurança pública deve ser preocupação de todos e não apenas da Polícia Militar.

O coronel ainda critica a falta de uma prioridade comum entre os próprios órgãos de segurança, que dificulta o alcance de melhores resultados. Confira a entrevista completa.

Quais as particularidades da capital no que diz respeito aos desafios e dificuldades encontradas?

A maior dificuldade que a gente vê é que todos falam de segurança, mas nem todos têm uma vertente de atendimento às demandas da segurança. Um exemplo que a gente tem é a iluminação pública, que interfere sim no ambiente, na possibilidade do acontecimento do crime. A não ação social por parte do município, a contento, é um outro exemplo que gera o morador de rua e as pessoas com problemas psiquiátricos.
Eu não posso ficar achando que é normal eu ter aqui na Praça Rio Branco cinco pessoas com uma bolsa com cinco, seis celulares e tudo mais e elas permanecerem ali a tarde toda. Não, essas pessoas têm que ser incomodadas e abordadas

Quando diz a não ação social quer dizer falta de política pública neste sentido?

Falta de políticas públicas neste sentido que sejam consistentes. A política até existe, mas ela não atende a demanda que a gente possui. Então isso tudo provoca uma desorganização, e ela permite a proliferação do crime. 

E o contingente hoje permite uma ação efetiva, levando em conta esses problemas?

Permite. O meu efetivo é o suficiente? Não, ele não é o suficiente. Mas o quanto seria suficiente? Segurança pública é caro, a manutenção da segurança pública é cara. Mas eu não tenho tido por parte do ente que me paga, do Estado, uma postura de quem não vai atender às minhas demandas. 
 
Qual o efetivo?

Hoje nós estamos com 4.700 policiais em Belo Horizonte, com uma população de cerca de 2,5 milhões.

Qual seria o ideal?

Todas as referências que a gente tem é de país de primeiro mundo, uma relação população com policial, e com crime baixo. Se esses 4.700 estivessem em outro país, eu teria excedente numa cidade de 2,5 milhões de pessoas. Mas aqui em Belo Horizonte, em face da quantidade de crime, do próprio estado brasileiro, da legislação que se apresenta... Hoje eu estou atingindo um patamar de reincidência de 30%, é muito alto.
Para resolver a questão da reincidência, é só através da mudança da lei, não tem outro caminho, já que nossos presídios não recuperam

Isso é de algum crime específico? Furto e roubo?

Furto e roubo, crimes contra o patrimônio no geral, o percentual é de 30% de reincidência. Aí vem um outro fator, de motivação do meu policial. Se a pessoa estiver praticando crime, prende de novo porque a sociedade espera isso do policial. Se ele desanimar, aí a sociedade estará realmente a ver navios.

Hoje o principal problema de Belo Horizonte é o crime contra o patrimônio?

É o crime contra o patrimônio. O crime contra a pessoa, lógico que a gente está lidando com vidas e cada uma que se perde é sim um problema de estado que deve ser estudado, mas o crime contra o patrimônio é o que mais incomoda a sociedade belo-horizontina hoje.

Para esse trabalho ainda falta integração até entre os órgãos da segurança?

Eu acho que falta mais o estabelecimento de prioridades. A boa relação existe, mas muitas vezes você vai buscar e a prioridade não é essa, a prioridade é outra. Falta ter uma prioridade comum para se atingir um sucesso grande.

E como está hoje a relação com a Polícia Civil?

A gente tem, com a atual chefia, essa promessa de atuar mais integrado. Te confesso que teve um tempo que isso distanciou um pouquinho, tanto que eu estava com um tempo alto de espera nas delegacias. Não sei se esse modelo é o ideal, mas também não vou entrar nessa questão. Todos os serviços do mundo estão sendo descentralizados e a Polícia Civil resolveu centralizar o serviço dela de atendimento em determinados locais, sob a promessa que teria investimentos, que teria várias equipes e tudo mais, e isso acabou não acontecendo. Mas essa é uma promessa do atual chefe do departamento, prioritária, de resolver essa questão das Ceflans (Centrais de Flagrante), ele assumiu tem poucos dias, mas é uma pessoa que, por onde passou, teve boas relações com todos os comandantes da Polícia Militar. Acredito que aqui não vai ser diferente.
60% das ocorrências feitas pela PM hoje são de menor potencial ofensivo. Então nos daria uma autonomia e nos traria um conforto poder fazer o TCO e ainda permitiria que a Polícia Civil envidasse esforços realmente nas investigações dos crimes de maior potencial ofensivo

Como funcionaria isso? Todas as delegacias receberiam todas as ocorrências?

Eu não gostaria de entrar nessa seara porque cabe à Polícia Civil cuidar disso e aí a gente pode trazer um certo desconforto em cima da estratégia institucional.

Voltando então na questão da descentralização, como o senhor avalia a possibilidade de a PM fazer o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)?

Isso se discute atualmente, nós já temos estados, como Santa Catarina, que fazem o Termo Circunstanciado de Ocorrência e têm acesso à agenda do Ministério Público ou dos Juizados Especiais. O nosso registro já é praticamente um TCO, ele já está digitalizado, possui diversos campos que identificam muito bem as pessoas, que tem condições de trazer dados qualificados para aquele que vai recepcionar.

Depende do que?

De uma tratativa entre as instituições e o Tribunal de Justiça entender que isso pode ser feito aqui em Minas Gerais.

Quando se fala em segurança pública, muito se discute o tratamento à questão das drogas. Especialistas e alguns políticos defendem a descriminalização do uso de algumas drogas. Qual o posicionamento do senhor sobre esse assunto?

Eu sou completamente contra a descriminalização das drogas porque considero que o nosso país não tem estrutura para suportar isso. Se hoje, com a droga sendo criminalizada, a gente já vê ostensivamente em alguns pontos o consumo, o tráfico, a partir do momento que eu liberar, eu acho que o país não vai ficar numa situação boa. 
É preciso obter um entendimento agregado, de forma que a segurança tenha uma certa prioridade no atendimento das demandas

A questão do parcelamento dos salários chegou a afetar em algum momento a tropa?

Gera sim um desconforto, mas até agora tem o efetivo entendido que realmente é em face da situação financeira do Estado. A gente torce para isso se resolver o quanto antes, todos nós pagamos as nossas contas, então retornar o nosso pagamento para o quinto dia útil se torna importante hoje para que a gente mantenha a motivação. Mas isso tem sido tratado em nível de comando com o governo do Estado e eu acredito que, em breve, nós teremos notícias melhores.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

11 comentários:

Anônimo disse...

Cabo Júlio,

Eu também gostaria de uma resposta do senhor acerca da notícia sobre os pleitos da PCMG.

O que disse o Governador?

Sabemos que o senhor é o Deputado mais INFLUENTE no governo Pimentel. Somente o senhor pode conseguir esta demanda para nós 1341 excedentes ao cargo de Investigador de Polícia.

Nos ajude Cabo Júlio.

Por favor!!

Peço ao senhor e ou sua assessoria que tenha mais atenção conosco (comentaristas tanto do blog como também do facebook), pois o senhor/assessoria não responde a NENHUM de nossos comentários.

Muito obrigado.

Anônimo disse...

....sob a promessa que teria investimentos, que teria várias equipes e tudo mais, e isso acabou não acontecendo.

Não aconteceu pelo simples fato de isso não depender da PC, e sim do Governador do Estado, pois, oras, como ter várias equipes se NÃO HÁ EFETIVO ALGUM, principalmente na carreira de Investigador de Polícia, onde o déficit ultrapassa 50%.

Sabemos que as equipes são compostas por maioria de investigadores, justamente a carreira MAIS DEFASADA DA PC, então não há como ter equipes deste jeito.

Hoje existem 1341 excedentes do concurso de Investigador aprovados em TODAS AS FASES e que estão muito DISPOSTOS E QUERENDO TRABALHAR duro para a diminuição da criminalidade em nosso estado.

Só depende do governador nos convocar.

Por favor Cabo Júlio, interceda por nós de maneira CONTUNDENTE para que a convocação de TODOS os Excedentes possa ser feita o mais rápido possível.

Contamos com vosso estimado apoio, por entendermos que o senhor é quem tem real influência junto ao governador, é o Deputado forte de MG.

Abraço.

Anônimo disse...

O Senhor é o ÚNICO E VERDADEIRO REPRESENTANTE DA SEGURANÇA PÚBLICA EM MINAS GERAIS.

Representa todas as classes, sem distinção, seja PM, CBM, PC, Agentes Penitenciários.

Parabéns mesmo, de verdade, sem demagogia barata ou puxa-saquismo.

Sou um dos aprovados excedentes do concurso de investigador, fiquei extremamente feliz e satisfeito em ver que o senhor está apoiando nossa causa.

Foram feitos inúmeros pedidos de ajuda a nossa causa a vários deputados, porém o senhor foi o ÚNICO que falou abertamente sobre o assunto, e de fato levou os pleitos ao Governador. Diferentemente de outros deputados que nos prometeram "ajuda", mas que não moveram "uma palha" para tal.

Confesso que eu e minha família não somos eleitores do senhor, mas diante desta postagem de ajuda a nós excedentes, irei mudar meu conceito. Dando tudo certo ( sendo nomeado) passarei a votar em Vossa Excelência e pedirei votos a meus familiares também. Acredite, não só eu, mas como toda a minha família estamos sofrendo muito com o descaso e desinteresse do Governador com a nomeação dos APROVADOS EXCEDENTES DO CONCURSO DE INVESTIGADOR 2014.

Espero que com sua ajuda possamos todos sermos nomeados, acredito demais no senhor, principalmente por saber de TAMANHO PRESTÍGIO QUE GOZA JUNTO AO ATUAL GOVERNO DE MINAS, prestígio este já demonstrado com a convocação de TODOS (3.500) os excedentes do concurso de Agente Penitenciário, número este 2 vezes e meia maior que a quantidade de excedentes da PCMG/2014.

Sei que o pedido de Vossa Excelência foi de convocação de todos em 2017, mas gostaria de pedir ao Senhor, encarecidamente, que busque para nós ao menos um CRONOGRAMA bem definido, com datas e tudo mais, ainda este ano. Por favor! O senhor nem imagina como é angustiante a nossa situação, só mesmo quem está vivendo é que sabe...

Mais um pedido: Talvez seja possível conseguir nossa convocação para apresentar documentos na Acadepol ainda este ano, e quem sabe também a nomeação e posse, ficando apenas o efetivo exercício ( curso na Acadepol) para o ano de 2017.

Sei que isto e possível senhor Deputado Cabo Júlio, pois como Vossa Excelência bem sabe, entre nomeação e posse são ATÉ 30 dias, e entre posse e efetivo exercício são ATÉ 15 dias, portanto é possível que no final de novembro ou início de dezembro estes trâmites possam ser iniciados, fazendo assim que possamos cursar o CFP na Acadepol em Janeiro.

Acredito que isto iria aliviar demais nossa ansiedade.

Por favor Cabo Júlio, olhe com atenção este meu pleito.

Ciente da atenção do senhor, agradeço-lhe antecipadamente.

Obrigado.

Att.

Anônimo disse...

Boa tarde senhor deputado Cabo Júlio!

Deputado,

Gostaria, por gentileza, de saber informações acerca dos pleitos primordiais que o senhor disse, em postagem realizada em seu face no dia 09/09, que levaria ao excelentíssimo governador, mais especificamente o que diz respeito a convocação de TODOS os excedentes ao cargo de Investigador. Alguma resposta do Governador ou pelo menos uma previsão de resposta?

Deixo meu fraterno abraço!

Obrigado pela atenção.

Anônimo disse...

Deputado Cabo Júlio,

Com relação a situação dos aprovados excedentes do concurso de investigador 2014, NÃO deixe que façam politicagem com esse pessoal.

O senhor tomou à frente da convocação destes excedentes, contudo, existem "outras pessoas" dizendo que somente em 2017 é que a situação será ANALISADA.

Deputado, não deixe que brinquem com os sentimentos desses excedentes...
A situação deles já é muito complicada para que oportunistas ainda façam este tipo de coisa.

Não sou excedente deste concurso, sequer prestei a prova, mas como servidor público que sou e parente de um destes excedentes ( que está no final da fila, diga-se de passagem ) sei o quanto é sofrido para este pessoal, pois sei como foi difícil quando entrei no serviço público.

Como seu eleitor fiel, eu lhe peço: Traga uma resposta o quanto antes para este pessoal, excelentíssimo Cabo Júlio.

Tive a oportunidade de ler em seu facebook, e posteriormente aqui em seu blog, que o senhor, de certa forma, assumiu compromisso com este pessoal, uma vez que anunciou que iria levar o pleito dos mesmos ao governo.

Pois é, peço-lhe este favor: Traga uma resposta o quanto antes para estes tão sofridos candidatos excedentes.
Além de aliviar o sofrimento deles, o senhor ainda irá dar-lhes uma resposta concreta, não deixando que "outros" assumam o seu lugar como se fossem eles que tivessem conseguido tão importante feito.

Muitos sabem que o senhor é quem tem real prestígio junto ao governador do estado para assuntos relacionados à segurança pública, porém muitos da sociedade não sabem disso, e ao lerem que "outro" conseguiu aumentar o número de policiais civis em nosso estado, poderão pressupor tão feito, e consequentemente darão o crédito à pessoa errada.
Sei que o senhor me entendeu....

Obrigado.

ps: Peço aos administradores deste blog que NÃO deixem de transmitir esta minha postagem ao senhor Cabo Júlio, pois julgo ser do interesse do mesmo.

Anônimo disse...

Nobre Deputado,

Hoje está completando 18 dias daquela postagem que o senhor fez dizendo que levaria os pleitos primordiais da PCMG ao Governador.

Gostaria de saber, há alguma resposta?

Confio no senhor!

Anônimo disse...

Aqui em MG quem ajuda de VERDADE a segurança pública é o senhor!

Espero que também consiga alguma conquista para a PCMG, confiamos no senhor.

Somos 1341 aprovados excedentes aguardando nomeação, e tenho plena convicção de que somente com sua ajuda lograremos êxito.

Obrigado!

Anônimo disse...

Cabo Júlio,
Tenha compaixão conosco! Somos 1341 aprovados excedentes QUERENDO TRABALHAR!
A Polícia Civil pede socorro! Na sexta-feira um INVESTIGADOR FOI ASSASSINADO dentro de uma delegacia em Pirapora!!
É ou não é o nível máximo de insegurança no estado?
Um policial morto dentro de seu ambiente de trabalho....ABSURDO!!
Com certeza estava sozinho ou no máximo com mais um policial onde deveria ter muito mais companheiros. Talvez se o déficit fosse menor, e tivéssemos um número razoável de policiais dentro das delegacias, eles pudessem ter revidado a injusta agressão e não estaríamos aqui hoje lamentando a morte de mais um policial!!
Caro Deputado Cabo Júlio,
O senhor pode ajudar a fortalecer a PCMG. Por favor, interceda por nós junto ao Pimentel.
POR FAVOR!!!

Anônimo disse...


Cabo Júlio, pelo amor de Deus, meu amigo, ajude os excedentes do concurso de Investigador, são 1341 jovens querendo servir ao estado de MG.

Sei que o senhor consegue para este pessoal ao menos um CRONOGRAMA bem definido de nomeações!

Não permita que sejam convocados apenas uma quantidade irrisória de candidatos.

Peça ao governador que nomeie, o quanto antes, uma quantidade significativa para "lotar" a Acadepol, a quantidade que é comportada lá na Acadepol é de mais de 1000 alunos!!

O déficit é de mais de 5000 investigadores, então não é plausível ficar chamando "gatos pingados."

Vamos lá cabo Júlio, continue mostrando para seus eleitores que o senhor é o homem forte na Segurança Pública de Minas Gerais.

Em tempo: Parabéns pelo seu trabalho.

Continue firme, meu amigo!

Anônimo disse...

Caro Deputado Cabo Júlio,

Assim como o senhor disse em postagem recente: “O governador gravou um vídeo com o deputado, autorizando a convocação e beneficiando 3.500 famílias.”

Peço, por gentileza, que o senhor beneficie também as 1.341 famílias dos APROVADOS EXCEDENTES DO CONCURSO DE INVESTIGADOR 2014.

Estamos muito apreensivos com nossa situação.

Se possível peça ao Excelentíssimo Governador que grave um vídeo autorizando nossa convocação.

Obrigado pela atenção.

Anônimo disse...


Gostaria de saber o porquê do Cabo Júlio ou mesmo sua assessoria não responderem aos comentários aqui do Blog e também do facebook?

E também o porquê de muitos comentários que postamos aqui no Blog não serem publicados?

Por quê não são "aprovados" pela moderação?

Puxa vida, deputado Cabo Júlio, o senhor é homem PÚBLICO, deveria nos responder.

É um tanto quanto estranho todo este silêncio do senhor e de sua assessoria.

Att.