30 de novembro de 2016

PL DO DEPUTADO CABO JÚLIO DECLARA ORQUESTRA SINFÔNICA DA PMMG PATRIMÔNIO CULTURAL DOS MINEIROS


O PL 784/2015 que transforma a orquestra sinfônica da Polícia Militar em patrimônio cultural dos mineiros, de autoria do Deputado CABO JÚLIO, foi aprovado em 1º turno do plenário na manhã desta terça-feira (30/11).

Nas palavra do autor da proposição, a orquestra sinfônica é uma das mais antigas de Minas Gerais e sua história se confunde com a história da música erudita no Estado. 

Vale lembrar que, durante os anos de 1949 a 1977, as apresentações musicais ocorriam na capital graças aos músicos da Polícia Militar. Sua primeira apresentação se deu em 18 de março de 1949, às 20 horas, no ginásio do departamento de instrução – D.I, tendo em sua direção e regência, ninguém menos, que o maestro Vila-Lobos.

A orquestra sinfônica é uma das mais antigas do Estado, sendo uma fonte de talentos para outras corporações musicais, a exemplo da orquestra estadual e orquestra sinfônica de Belo Horizonte, que recebeu muitos músicos de seus quadros, ou dos alunos da Escola de formação Musical da Polícia Militar.

''Atualmente somente a Polícia Militar de Minas Gerais possui em seu quadros uma orquestra sinfônica em atividade e, inegavelmente, sua contribuição ao longo de sua existência, para a formação cultural e musical dos mineiros, importou em relevante projeção do Estado no cenário nacional'', afirmou CABO JÚLIO.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: