1 de julho de 2010

A PM NÃO PODE ANDAR A REBOQUE DA POLICIA CIVIL - NÓS PEGAMOS O TOURO COM A UNHA.

A Polícia Civil aprovou, há poucos dias, a carreira jurídica para os delegados, e nesta semana, o terceiro grau para o ingresso na carreira, além da mudança da nomenclatura de Agente de Polícia para Investigador.
A Assembléia Legislativa começa a analisar, apartir de hoje, na CCJ, o PEC 59, que cria a carreira jurídica militar, exigindo o Título de Bacharel em Direito e concurso de prova e títulos.
Obviamente que ressalvados nossas considerações iniciais sobre o assunto, não posso deixar de me posicionar em um momento em que a Polícia Civil quer nos tratar como coadjuvantes na estrutura de segurança pública.
Diante desta postura da Polícia Civil, de querer desprezar nosso trabalho, sendo nós os que literalmente "buscamos os bandidos com a unha", temos que reagir neste processo cobrando uma postura no mínimo semelhante.
Tenho duas criticas sobre o assunto:
1- Na polícia Civil, a exigência do curso superior é imediata, na PM com uma carência de 5 a 10 anos. Se os oficiais querem (e é justo) a mesma carreira jurídica, não deveriam também dar o mesmo tratamento aos praças ( como a PC fez com os agentes)?
2 -  Como ficarão os oficiais CHO?
Com a conquista da Polícia Civil não podemos nos acomodar, e embora com estas considerações e temendo que a proposta seja derubada no STF, entendo que os oficiais tem que sair da moita e lotar a Assembléia Legislativa como fizeram os policiais civis.
Uma última consideração: quando o 3º grau estava sendo votado e esse beneficio se estenderia somente aos agentes, os delegados compareceram em massa, tendo inclusive todo o 2º escalão colocado os cargos à disposição.
Espero que quando for discutido o 3º grau para as praças, os senhores façam o mesmo.
E um conselho, movimentem-se e lotem a Assembléia Legislativa como os policiais civis fizeram.
Parabéns a Polícia Civil por esta conquista. Mas como foi escrito em um comentário: CADA UM EM SEU QUADRADO. Agora nos deixem buscar os nossos interesses ( de todos, oficiais e praças). Não pode haver divisão de interesses.
CARREIRA ÚNICA É A SOLUÇÃO DE TODOS OS CONFLITOS. PENSEM NISSO!!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

20 comentários:

Anônimo disse...

Caro Cabo júlio, gostaria que você tivesse um pouco de consideração com a PMMG. Você têm pregado uma desunião muito grande e tenta promover um movimento separatista a todo custo. Nesse momento temos que estar juntos, lutando por melhores salários e condições de trabalho. Não consigo ver nada de anormal na PEC 59 - ela valoriza a atividade policial. Quanto as questões elencadas, você poderia se informar e nos auxiliar a formar um opinião insenta, sobre o que vai ser e/ou acontecer.

Anônimo disse...

como ocorreu no outro comentário que eu fiz e um tal de tenente JOÃO, se não estou enganado, disse que eu não tinha coragem para me identificar, simplesmente porque o mesmo indivíduo teve preguiça de ler meu comentário até o final. THIAGO RIBEIRO FERREIRA é o meu nome!

bem, serei curto e grosso: não concordo e nunca vou concordar com esse papo de policia única!

existe na CF, a definição entre uma e outra, uma evita os fatos, e a outra apura os fatos, não tem como ser igual, e não estou falando aqui que não quero que os senhores não consigam o 3º grau, eu estou pouco me lixando pra isso, o que não aceito é ficar com esse papo fajuto de integração. Pois como todos nós sabemos (a não ser que alguém aqui não é de MG) a integração nunca existiu na prática. Aí alguém pode dizer, mas tem as operações conjuntas, isso infelizmente porque para cada policial civil, existe 6 pms. A integração é uma piada!

Anônimo disse...

Para o anônimo - 1 de julho de 2010 17:47

Acho que você está equivocado. o cabo júlio não prega a separação, pelo contrário, ele gostaria que não houvesse divisão. Essa PLC 61 (PEC 59) é mais um meio de dividir a classe. você precisa interpretar melhor o texto. ele é a favor da união e contra benefícios para poucos.
Soldado PM

Anônimo disse...

Uma polícia que sempre dificultou para que praças estudassem e agora exigir curso superior só porque a PC exige, é no mínimo esquisito. Porque então não facilitar e até mesmo incentivar, fazer convênios com instituições de ensino para que o nosso pessoal estude e obtenha cursos de 3º grau seria o ideal. Fazer um curso de direito juntamente com o cfo, seria outra alternativa boa. MAS EXIGIR CURSO SUPERIOR PARA ENTRAR NA PM ACHO ISTO UMA TREMENDA INCOERÊNCIA. Quem vai querer ganhar dois mil e poucos reais, tendo curso superior para ser soldado? Outro dia alguém comentou: QUERO VER ONDE ELES VÃO ACHAR GENTE COM CURSO SUPERIOR PARA SER SOLDADO BOMBEIRO E ENTRAR EM RIOS FÉTIDOS GANHANDO ESTA MICHARIA?????????

Anônimo disse...

mer respondam por favor, até agora não entendi. Qual o benefício para a PMMG e para a sociedade que seja aprovada carreira jurídica para os oficiais da PMMG, o que mudara no nosso trabalho, desculpem pela minha ignorãncia, e se puderem clarear minhas dúvidas, agradeço!

Anônimo disse...

Sou praça, com muito orgulho e concordo plenamente com o Tenente THIAGO RIBEIRO FERREIRA, quando fala sobre essa tal integração entre as duas polícias mineiras. Na verdade é isso mesmo, ela NUNCA HOUVE. Essas diferenças são históricas. No passado, é sabido que já foi pior. Mas, um policial militar não gosta do policial civil e vice-versa. O primeiro por se achar mais honesto que o PC (verdadeiramente, o é. Rsrs) Já o policial civil não se submeteria a obedecer normas e regulamentos, como os da PM. Haja vista que a palavra DISCIPLINA, não consta do dicionário deles. O que eles gostam mesmo é de agregar extras(R$) de fontes escusas aos seus salários, (rsrs). Por isso, é comum vermos agente de polícia possuir bens não condizentes com seu salário (casas suntuosas em bairros de classe alta, ostentam relógios, braceletes, gargantilhas e anéis de ouro) além de desfilarem em carrões importados), fruto desse salário certamente não é. Tô mentindo?
E tem mais, como disse antes, tenho muito orgulho de ser PRAÇA/PM e não gostaria de fazer parte dessa integração (PM-PC). E, se isso algum dia vier a ocorrer, até lá quem sabe já estarei na merecida reserva remunerada. Turma do "aba larga". Rs.
Abraços a todos os PM e BM.

Anônimo disse...

Ao Anônimo das 18:52h

Evidentemente que passando a exigir o nível superior, o salário oferecido não será este que rec ebemos atualmente. E certamente, vai melhorar para todos nós, também. Lembra da 1ª turma de CFS/PFem na PMMG. Para o seu ingresso, o edital da época exigia o nível médio, e no entanto poucas eram as que possuiam somente esse nível, a grande maioria tinha ou estava cursando o superior. Em contrapartida, foi oferecido a elas, durante o curso, um salário de cabo. Muito se comentou que não apareceria sequer uma interessada, e não é que o número de candidata por vaga, superou todas as expectativas?
Veja como exemplos do que estou postando, as mudanças ocorridas nas PPMM de Brasília, Goiás e Sergipe, isso em parte por conta da exigência do ensino superior.
Espero ter-lhe respondido. Abraços e fique com Deus.

Soldado Rapozão disse...

Alguém por gentileza poderia me dizer quais foram as contratações de cruzeiro esporte clube, o melhor time do Brasil. Obrigado.

Anônimo disse...

Completando o comentário para o Anônimo das 18:52h

A PMMG passando a exigir o nível superior, não só terá que rever os salários pagos aos seus integrantes, bem como terá que viabilizar meios e condições para que, aqueles que ainda não possuem o citado curso, possam tê-lo. Volto a citar o exemplo da PMDF, onde tenho conhecimento de que houve a facilitação, ou seja adequação na escala. Por isso, é que quase todo o efetivo da PMDF tem o nível supeior. Aliás, lá tem Sd com mestrado e doutorado. É mole? Rs.
Um dia, quem sabe chegaremos lá.

Anônimo disse...

só pra esclarer uma coisa, não sou TENENTE, e muito mesmo sou PM, SOU UM DOS DESORDEIROS E DESONESTOS GANANCIOSOS que o anônimo das 19:26 falou.

mas não sou desses q não gostam da pm, afinal tenho amigos pm, mas odeio militarismo, fui militar por 3 longos anos da minha vida e nunca mais o quero ser. Aos senhores q são da pm, façam um favor, briguem pelos direitos dos senhores, mas sem atrapalhar os direitos da civil, isso tem acontecido a tempos e agora q reagimos, o bicho tá pegando.
CADA UM NO SEU QUADRADO!

THIAGO RIBEIRO FERREIRA

Anônimo disse...

Não posso deixar de me manifestar a esse respeito.
Pelo que estou percebendo a Polícia Civil de Minas ?Gerais abriu um confronto direto com a PMMG. No dia da manifestação, as palavras de ordem era abaixo a PM. Nós PM literalmente carregamos esse bando larápios nas costas. Eu até que comecei a acreditar na integração, porém, depois de alguns episódios, vejo que estamos ao lado de uma organização perversa e que não vai perder tempo para nos apunha-lar pelas costas.
Observem a rádio itatiaia, nas últimas semanas o que mais ouvimos são indiciamentos de PM.

Todos nós sabemos o quanto ela é corrupta, o quanto ela está podre e mesmo assim, a deixamos gritar.

Sugiro que a partir de agora, todo fato de corrupção seja denúnciado.

Temos que limpar essa instituição podre e corrupta.

Agente Esclarecido disse...

" Senhores Militares", fiquem tranquilos, nós da PC, somos a minoria, porém somos fortes, o que acontece é que o militarismo atrapalha vocês.Um abraço não se dessesperem.

Anônimo disse...

Ao Agente Esclarecido de 2 de julho de 2010 14:15

Um breve Comentário.

Devemos parar de brigar e ver que há um pano de fundo desse governo prá mascarar o achatamento de nossos salários. Devemos é dar as mãos e fazer uma operação cercar os palácios dos princípes de minas e exigir salário digno, respeito, plano de carreira, data-base, essas coisas essas brigas não nos levará a nada, enquanto isso o 'sucessor do príncipe que reinou em minas nos últimos 8 anos' tá rindo de nossas caras.
Mas agora, carreira jurídica para os semi-deuses da PMMG é o fim, Vc' s verão como eles ficarão depois que isso for aprovado, aguardem mais arbitrariedades.
Bom, finalizo dizendo que a desmilitarização tem de acontecer. Militarismo em Força de Segurança Estadual é de país atrasado, de 3º mundo como o Brasil Guatemala, Haiti e países africanos.
Desmilitarização Já

Um Guerreiro de 1997

Anônimo disse...

Ao Agente Esclarecido de 2 de julho de 2010 14:15

Fui PM, e hoje estou no BM pelo fato de ter sido excluído da PMMG pelo movimento de 1997, sou um dos 182 PM'S que foram excluídos, e a maioria está insatisfeita no Bombeiro apesar de ser uma instituição de glórias, mas não foi isso que muitos escolheram. Eu particularmente, não voltaria para a PMMG se fosse me dado oportunidade. Pois o Militarismo nas forças estaduais de segurança tem de acabar, pois não há nada mais retrógado, arcaiaco, abusivo, ditadorial que militarismo. Esse país nunca será um país sério enquanto existir militarismo nas forças estaduais e o senado.
Sou contra sim carreira jurídica para os oficiais da PM, sou bacharel em direito, fiz um curso de 5 anos, vejo a arrogância deles, e se isso for aprovado aí se considerarão deuses mesmo, pois já se acham semi-deuses.
Nós das forças públicas deveríamos e dar as mãos por exemplo não ter aceitado esse aumento de 15% que foi uma vergonha. Esse governo nos enganou.
Paremos de brigar senhores, não chegaremos a lugar alguma, pois os oficiais da PM e o governo estão fazendo o que ensinou Maquiavel: Divida prá governar tranquilo...

Guerreiro de 1997

Anônimo disse...

Cabo Júlio.

Parabéns pela sua colocação.
Quem pega o touro pelo chifre e com a unha é a PMMG, sem dúvida alguma.
Se entrar em uma cadeia ou presídio e perguntar para o preso quem o pegou, vai ver que de cada 10 presos, 08 foram presos pela PM.
Quem está presente em todos os municípios é a PM, em alguns nem sabem que a PC existe (desculpem mas é a verdade).
Se chegar em algum local o PM apresenta o delegado, caso contrário ninguém nem dá atenção, pois este não é conhecido.
Em cidades pequenas onde temos Dst PM, quem manda é o Sargento, Delegado e PC não seres inexistentes, igual ET, sabem que existe mas nunca viram.
Então vamos lotar a ALMG, mas com respeito: sem usar viatura como os Policiais Civis usaram (fechando as ruas, garagens, estacionando em cima de passeio, dentre outras vergonhas que vimos "onde está o MP").
Somos respeitados pelo que somos e pelo que prestamos a sociedade, não precisamos de jogo sujo.

PM indigninado disse...

concordo com os comentários, e realmente não deveriámos ter aceitado essa migalha de 15%, porque o governo esta realmente causando divisões nas classes de segurança pública; agora temos que pagar pelos nossos Semi-deuses "os oficiais" que já são arrogantes e querem mais poderes...imaginamos eles com poderes juridicos ...que merda vai ficar, só pensam em si mesmos, não fazem nada a não ser ficar em seus "escritórios" despachando e armando para tirar direitos dos subalternos...
Colegas sabem oque acabei de descobrir essa semana? Vejam só, estava sentindo dores na coluna e precisei de um hospital conveniado a pmmg, mais próximo; contudo a atendente sem perceber oque tinha acabado de dizer " tem médico sim...o senhor vai precisar de atendimento particular? eu respondi que sim...então pode vir que o médico lhe irá atender...Eu perguntei se atenderia pelo convênio da pm, ela me disse: Há! senhor, acabei me esquecendo o médico não virá hoje" depois liguei para um parente que trabalha na rede e fui informado que a pmmmg havia determinado aos hospitais para não atender consultas de imediato aos militares porque esta acontecendo muita dispensa...senhores vejam só oque esses oficiais estão fazendo para nos ajudar...perseberam? concordo com alguns comentários dos agentes PC, só estão falando e mostrando que eles a pC SÃO unidos apesa de serem um pequeno grupo e a pmmg é grande mais somos divididos...estão com a razão lamentavelmente....

Oficial indignado disse...

Esses oficiais da PMMG deveriam serem monitorados e muito pelo ministerio público...so os subalternos são monitorados por eles, por isso são tão arrogantes...quem procura poderes, também é acompanhados por responsábilidades e isso os oficiais não querem...querem ser tratados como senhores donos dos queijos e nada fazem para ajudarem sua classe...

Unknown disse...

Sou da Polícia Civil. Espero que as recentes conquistas façam a PC ser mais valorizada, respeitada e inclusive cobrada.

Espero que a Polícia Militar também se valorize. Quanto aos projetos em tramitação para a PM não entendo duas coisas:

• Porque se cobrar o curso superior só daqui cinco ou dez anos, devia se cobrar o curso superior a partir de agora, aí sim iria possibilitar a valorização da instituição a médio prazo.
(Imaginem a situação: - Vamos dobrar seu salário agora. Você vai receber o aumento num prazo de cinco anos prorrogáveis por mais cinco)

• Outra, acho que devia se cobrar o bacharelado em direito para os Oficiais responsáveis pela condução de IPMs, mas não para todos Oficiais. Até porque a função de corregedoria e de Justiça Militar não é a atividade fim da PM ou dos Oficiais da PM. É apenas o controle interno. Não deveria-se procurar valorizar a instituição toda com o foco apenas em uma das suas atividades secundárias.
(Há quantas décadas é exigido o bacharelado em direito para o Delegado e apenas agora foi reconhecido como Carreira Jurídica. Por que o bacharelado em direito para Oficiais deve vir ao mesmo tempo?)

Gustavo

Anônimo disse...

Com certeza a ponta de lança da segurança pública está na PM. Mas ao invés de criticar a Polícia Civil, as praças deveriam lutar contra o sistema militar que os oprime. O Militarismo é um atraso de vida, ele tira do militar o direito de greve e até de obter um simples habeas corpus, ele torna a praça um cidadão de segunda classe. O militarismo só beneficia o oficialato. Pensem nisso!

Anônimo disse...

Com certeza a ponta de lança da segurança pública está na PM. Mas ao invés de criticar a Polícia Civil, as praças deveriam lutar contra o sistema militar que os oprime. O Militarismo é um atraso de vida, ele tira do militar o direito de greve e até de obter um simples habeas corpus, ele torna a praça um cidadão de segunda classe. O militarismo só beneficia o oficialato. Pensem nisso!