19 de março de 2015

PM REALIZA INSTRUÇÃO SOBRE OFIDISMO NA EPCAR EM BARBACENA

Na tarde de quarta-feira (18) a polícia militar da atividade de meio ambiente, através da 13ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito, realizou palestra sobre ofidismo para os alunos do EAS (Estágio de adaptação e serviço) da EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) que visa ambientar futuros oficiais da saúde à rotina militar. Ao todo 10 (dez) profissionais da saúde, sendo 05 médicos e 05 dentistas participaram da instrução.

O 2º Sargento De Oliveira falou sobre as espécies de serpentes, suas principais características, comportamento e como proceder em caso de acidente ou se deparar com uma serpente.

Foram abordadas também as diferenças entre serpentes peçonhentas ou não e técnicas de manuseio seguros desses animais, além de como se comportar em área de mata, onde os militares irão passar por um acampamento.

Os alunos que ao término do estágio serão tenentes da aeronáutica trocaram experiências sobre fatos que testemunharam em sua carreira profissional, relatando a dificuldade de se identificar a serpente causadora do acidente de diversos atendimentos médicos feitos por eles e sobre os sintomas de quem foi picado e possíveis tratamentos.

As serpentes são importantes para o equilíbrio ambiental e fundamentais para a indústria de medicamentos, que utiliza a peçonha para remédios para pressão arterial entre outros.

Ao término da instrução os alunos já estavam ambientados com o manuseio das serpentes de forma segura, e perceberam que muito do que se diz sobre esses animais não passa de mito e que o respeito, proteção e conhecimento é a melhor forma de proteção.

Autor: 3ºSgt.Madeira

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: