22 de julho de 2016

CORPO DE BOMBEIRO: METRÔ DE BH É PALCO DE TREINAMENTO CONTRA ATAQUES QUÍMICOS

Formatura do Projeto Bombeiros Mirim title=A estação Gameleira, do metrô de Belo Horizonte, foi palco de mais um treinamento integrado para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Bombeiros do Pelotão e mais 14 instituições participaram do simulado de defesa contra ataques químicos, biológicos, radioativos e nucleares (QBRN), na madrugada de quarta-feira (20/07). Cerca de 70 profissionais participaram das ações, cujo foco foi a prática do acionamento das equipes de forma rápida e eficiente.

Além do Corpo de Bombeiros, a ação reuniu Forças Armadas; Secretarias de Estado de Defesa Social, Meio Ambiente e Saúde; Polícia Federal; Agência Nacional de Vigilância Sanitária; Polícias Civil e Militar;Defesa Civil, Guarda Municipal; BHTrans; Fundação Ezequiel Dias; Secretaria Municipal de Saúde; Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear; Companhia Brasileira de Trens Urbanos agentes de segurança privada.

altAs atividades foram coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), responsável pela integração dos cerca de 40 órgãos que trabalham em conjunto para garantir a segurança durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. A ação teve como foco a prática dos acionamentos de comando e controle, com a realização de testes de percepção para que as pessoas pudessem acionar as forças de segurança em caso de situações suspeitas ou de acontecimentos reais. Para o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Deastres (BEMAD), Tenente Coronel, Donizetti Silva, “o trabalho integrado tem proporcionado uma atualização de protocolos, além da soma de esforços para um atendimento mais rápido e qualificado à população”.A iniciativa compõe as ações da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016 (Coesge-MG) e do Núcleo de Articulação Minas 2016, instituído em abril de 2015 com a finalidade de promover as ações necessárias para o estado sediar os eventos relacionados aos Jogos Rio 2016.

Simulado

No treinamento da madrugada houve simulação de ataque com gás cloramina, causador de irritações severas nas vias aéreas. Bombeiros do Pelotão de Operações com Produtos Perigosos do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Deastres (Bemad) agiram rapidamente para realizar a descontaminação das vítimas e, também, do local. Do lado de fora da estação havia equipamentos e toda estrutura necessária para realizar estes primeiros atendimentos, retratando exatamente o que seria feito em um atentado real.

Na simulação do ataque com gás, os agentes do metrô exercitaram o contato com o CICCR que, por sua vez, acionou o Exército, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar para irem a campo. Agentes da BHTrans isolaram o local e ficaram responsáveis pelo remanejamento do fluxo de veículos no entorno da estação. Além disso, eles orientavam moradores e transeuntes sobre a interdição das ruas. “Por se tratar de um local menor, com acesso dificultado, a ação requer flexibilidade das equipes de atendimento. A avaliação deste treinamento foi positiva, pois o tempo de resposta foi adequado dentro daquilo que a gente vem treinando”, avaliou o Major do Exército, Tadeu Barradas.

Militares do Esquadrão Antibombas do Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate), da Polícia Militar também fizeram a simulação de neutralização de um suposto artefato explosivo, deixado na rampa de entrada da estação. Esta prática foi importante para treinar a percepção dos funcionários da CBTU e de passageiros, que rapidamente acionaram a central de segurança do metrô ao perceberem o objeto suspeito.

Números

Para a Olimpíada Rio 2016 são esperados no Brasil 15 mil atletas de 206 países. São 32 mil profissionais de imprensa credenciados e uma estimativa de 4,5 bilhões de expectadores no mundo inteiro. Em Belo Horizonte, de acordo com estimativas da Abin, são esperados de 15 a 20 mil turistas durante os jogos. A cidade receberá entre 400 e 500 atletas e 1.500 jornalistas. BH receberá dez partidas de futebol masculino e feminino.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: