20 de outubro de 2015

DEPUTADO CABO JÚLIO RECEBE CANDIDATOS DO CONCURSO PARA AGENTES DO SISTEMA PRISIONAL

Os candidatos ao Concurso Público - editais nº 08 e nº 09 de 2013, para Agente de Segurança Penitenciário (ASP) e para Agente de Segurança Socioeducativo (ASE), respectivamente, visitaram o gabinete do Deputado CABO JÚLIO na manhã desta terça-feira (20/10) para esclarecerem algumas dúvidas quanto aos certames que estão na fase de recursos da 4ª etapa de Investigação Social. A 5ª etapa será a fase para os exames médicos e a 6ª e última etapa será a do Curso de Formação. São 3.535 vagas em 18 Regiões Integrada de Segurança Pública (Risp) para ASP e 820 vagas em 16 Risp para ASE.

Um dos principais questionamentos é se estas etapas estavam previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2016 que será votada em dezembro de 2015. O Vice-líder de Governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Deputado CABO JÚLIO, apresentou a rubrica que incluiu na LOA a previsão de recursos para a formação dos Agentes Públicos do Sistema Prisional e Socioeducativo com o objetivo de habilitá-los para o desempenho das funções. A rubrica prevê ainda a reestruturação, modernização e a manutenção da Escola de Formação da Seds com vistas à implantação da Academia de Defesa Social.

Outra dúvida dos candidatos é quanto à convocação dos excedentes. CABO JÚLIO disse que enquanto não for definida a lista final de aprovados, não poderá falar em convocação. "A lista está muito volúvel. É preciso aguardar o final do certame, para que o Governo veja a necessidade de convocação. Não podemos prometer que haverá, mas sabemos da necessidade do Sistema Prisional, e eu creio que haverá", afirmou. Ele lembrou, que no início do ano, o Governo convocou todos os excedentes do concurso para Agente Penitenciário de 2012. Foram cerca de 6 mil vagas. Todas as nomeações aconteceram conforme anunciou o Deputado.

O parlamentar explicou ainda que para agilizar as nomeações previstas para fevereiro de 2016, estão estudando à possibilidade de antecipar, para janeiro do mesmo ano, o concurso para Agente Socioeducativo, já que muitos candidatos foram aprovados nos dois concursos. Uma vez definido pelo candidato o cargo pretendido, haverá mais vagas para os aprovados ao cargo de Agente Penitenciário.

CABO JÚLIO também explicou que se houver necessidade de formulação  ou readequação dos editais, isso poderá ser feito por meio de decreto já que muitos candidatos questionaram alguns itens do certame. "Não foi este Governo quem elaborou os concursos, se precisar, faremos modificações", afirmou.

Oposição - Durante reunião da Comissão de Segurança Pública da ALMG nesta manhã, em que estiveram presentes os candidatos do concurso para Agentes Penitenciários e Socioeducativos, representantes da Polícia Civil e militares, os Deputados da base de Governo rejeitaram alguns requerimentos apresentados pelos Deputados da oposição. O argumento, segundo CABO JÚLIO, é a necessidade de análise de cada pedido. "Nós, na condição de Governo, precisamos ter conhecimento do que vamos votar, para saber o impacto de cada pedido. Os requerimentos em que nós não tivermos conhecimento prévio do conteúdo, debateremos, inclusive, entre nós, para definirmos qual será a nossa posição'' explicou o Vice-líder.

Para os candidatos do concurso para ASP e ASE, CABO JÚLIO também explicou que a oposição está querendo apenas usá-los para servir de palanque. "Não fizeram nada durante todos esses anos e agora querem usar vocês. Não caiam nessa. Tem sido um trabalho difícil, tanto da Seds quanto da Seplag de tentar acertar as contas e consertar os equívocos da administração passada. Tivemos que fazer uma ginástica orçamentária, pois o Governo anterior, além de enrolar dois anos o concurso, não alocou recursos no orçamento de 2015 para continuação do certame. É a primeira vez que um Governo se preocupa com o Sistema Prisional", disse. 

Emendas - CABO JÚLIO também informou aos futuros agentes que é a primeira vez na história da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) que um parlamentar destina emendas para o sistema. São R$ 500 mil que serão divididos para as unidades prisionais de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Juatuba, Ibirité, Itabirito, Jaboticatubas, Mariana, Nova Lima, Matozinhos, Brumadinho, Visconde do Rio Branco, Ubá, Três Corações, Itaúna, Campo Belo, Governador Valadares, Montes Claros, Uberlândia, Sacramento, Ituiutaba, Francisco Sá, Patrocínio, Abre Campo, Ipaba, Itabira, Barbacena, São João del-Rei, Sete Lagoas, Andradas, Teófilo Otoni e Pouso Alegre. 

"Sinto-me orgulhoso de ser o primeiro parlamentar a indicar recursos para a Suapi. Sem dúvida, irá melhorar as condições de trabalho dos agentes do Sistema Prisional do Estado, área que foi abandonada pelo Governo anterior", salientou.

Em seu gabinete, CABO JÚLIO explica sobre o andamento dos certames para os candidatos.

Candidatos lotaram a reunião da Comissão de Segurança Pública nesta terça-feira (20/10).

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

19 comentários:

Anônimo disse...

Mas para os concursados da polícia civil você deu as costas né!

Anônimo disse...

Galera,quem passou nos dois concursos e for (optar por ASP), libere já nesta etapa,as vagas de ASE. Ajude aí galera,pois, ficar segurando duas vagas,atrapalha o colega!

Anônimo disse...

os excedentes que os senhores falam são da primeira fase?

Anônimo disse...

Gente,quem passou nos dois concursos e for (optar por ASP), libere as vagas de ASE. Porque já é chegada a hora de escolher para liberar. Para que fazer exames médicos de ASE se vai para ASP?? Ajuda aí galera!

Anônimo disse...

Não existe excedentes da primeira fase,esses já foram eliminados não existe volta pra esses agora só no próximo concurso,como nós que estamos fora do número de vagas,o governo quer defender os erros e manter contratados nas vagas dos aprovados.

Anônimo disse...

Não amigo ,aqueles que forem aptis na 5 fase e não forem pró curso de formação .

Anônimo disse...

Deu as costas para Policia Civil, só defende os militares e agora os agentes penitenciários, não se esqueça deputado, policial civil e seus familiares também votam

Anônimo disse...

Fim dos contratos seria otimo pra todos!!!mas tem o voto de cabresto que não deixa ne!!!

Unknown disse...

cabo julio meu nome e ivaldo sabino sou de governador valadares, estou neste concurso de 2013.estou fora das vagas do edital.gostaria de pedir seu apoio para que todos os que excederem as vagas na 5 etapa sejam chamados,pois 55% dos agentes ainda sao contratados.nao a previsao pra novos contratos nem concursos em 2016.sendo assim seria uma covardia do estado nao chamar todos aptos na 5 etapa.2016 a policia civil vai passar varias cadeias pro sistema prisional.chamar os excedentes da 5 etapa mais barato e mais rapido pro estado.sendo assim conto com o apoio do nobre deputado.QUE DEUS NOS ABENÇOE.

anônimo disse...

apoio todos na luta pela convocação de agente penitenciário,mas acho que quem passou na primeira fase também deveria ter chance de continuar, os contratos foram prorrogados e pelo visto não sai outro concurso agora e quando vencer os contratos vão renovar de novo, para a 8 rispe fiquei por 2 questão se tivesse feito para outras rispe tinha passado.

anônimo disse...

acho que todos que chegaram na última fase deveriam ser chamados assim como todos que passaram na primeira fase deveria ter chance de continuar pois prorrogaram os contratos e pelo visto outro concurso só promessa e quando encerrarem os contratos vão prorrogar de novo.

Anônimo disse...

Para quem perguntou: Excedentes,são aqueles que chegaram na 5 etapa,ou seja,na penúltima fase.

Anônimo disse...

Qual o período do Curso de Formação??? Estuda-se de Segunda à Sábado???

Anônimo disse...

Gente,quem já (optou por ASP) , libere a vaga de ASE. Sacanagem ficar segurando duas vagas galera!

Anônimo disse...

Senhor cabo Júlio, olha por nós candidatos deste concurso habilitados na primeira etapa e impossibilitados de dar continuidade ao concurso por causa do edital, isto é inconstitucional, somos remanescentes, fomos classificados na primeira etapa, cadê o nosso direito de continuar até a última etapa? Por mais que ficamos em colocações finais, diante de tantos outros fomos classificados na primeira etapa! Somos remanescentes, a maioria contratados pela seds, merecemos esta oportunidade... espero que o Senhor, homem abençoado por Deus, entenda essa situação e lute para que possamos está continuando com esta tão sonhada profissão. Grande abraço, que Deus lhe retribua imensamente!

anônimo disse...

deus faz milagres e como disse o cabo julio se for preciso readapitar o edital assim sera feito por decreto, todos estudaram e todos passaram por uma ou duas questão ficaram na primeira fase e mereciam continuar todos teriam de ter sua chance.colega anônimo sei que excedentes são aqueles que chegarem na 5 etapa mas o governo so e obrigado a chamar as vagas que foram abertas então todos estamos na luta para ter sua chance todos somos merecedores estamos juntos na luta deus esta conosco.

Anônimo disse...

Quem (já optou por ASP), gentileza liberar a vaga de ASE. Afinal de contas,para que ficar segurando duas vagas?????

Anônimo disse...

Qual o período do Curso de Formação??? Estuda-se de Segunda à Sábado??? Domingos e Feriados???

Anônimo disse...

Se há contratados,há vagas! Excedentes já!!!!!!!!!!